Qual o melhor instrumento para quem está começando?

 

Essa é a pergunta que muita gente faz quando começa a tocar. Mas qual a resposta? Na verdade são várias. Há uma variedade enorme de marcas e preços de guitarras, violões, baixos, pianos, baterias, enfim. Então separamos algumas dicas para você dar seu primeiro passo na busca do instrumento ideal. Vamos lá?

  •  Pergunte ao seu professor

Ele é a pessoa que melhor pode te orientar e ajudar nesse momento. Fale para ele qual o seu estilo, do que você gosta, quais bandas e músicos você curte. Ele é o profissional da área e está lá para isso também. Pode confiar.

  • Preço faz diferença?

Sim! Se você é iniciante e ainda não conhece todas as marcas e modelos, pense que existe uma diferença enorme entre uma guitarra de R$ 200 e R$ 2.000, por exemplo. O bom é encontrar o meio termo, guardar um dinheiro extra e ir evoluindo junto com seu aprendizado. Um instrumento muito ruim pode prejudicar sua técnica no futuro e criar vícios difíceis de perder. Pense num piano que você precisa bater nas teclas com força para sair o som, ou um baixo que desafina o tempo todo. Pode até desestimular, e não é isso o que queremos.

  • Pesquise

A internet está aí para isso. Veja reviews, leia matérias, pergunte em fóruns, comentários. Os canais são muitos e a informação está à sua disposição. Não saia comprando o primeiro instrumento que vê pela frente sem antes de ter uma boa opinião sobre ele.

  • Experimente

As vendas online ajudaram muito na hora de comprar qualquer coisa. Mas para você realmente se conectar com o instrumento, nada melhor do que a experiência de fazer um test-drive antes, para sentir se o som te agrada, se é o timbre que você curte, se você se sente à vontade com ele. Um bom vendedor também pode ser uma ajuda útil.

  • Procedência é tudo

Pode não parecer verdade, mas existem falsificações de todas as marcas famosas. Preço muito baixo por um instrumento famoso pode significar duas coisas: falsificação, ou que foi roubado. Fique atento! Procure a orientação do seu professor, ou de alguém que conheça do assunto se você for comprar de segunda mão. As lojas especializadas são extremamente confiáveis para evitar dores de cabeça.

Curtiu? Se você ainda tiver alguma dúvida, na Academia do Rock podemos te orientar. Entre em contato e fale com a gente. Estamos aí para isso também.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *